20/09/11

Índice Geral

    

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Gestão Sustentável dos Recursos Marinhos (GSRM), inserida no Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação (Universidade Aberta), leccionada pela Professora Doutora Sónia Seixas, no ano lectivo 2010/2011.
O programa da unidade curricular estava dividido em duas grandes secções: pescas e aquacultura. O primeiro trabalho abordou o tema das pescas. Este foi o segundo trabalho realizado, por isso versa a aquacultura, seguindo a estrutura programática da u.c.
A opção de Setúbal para área geográfica em estudo, foi uma opção que resultou da proximidade geográfica em relação à área de residência.
Parece-me, particularmente, que a professora doutora Sónia Seixas foi altamente competente na forma como passou o conhecimento aos alunos, apresentou muita flexibilidade, ajudou sempre que lhe foi possível, mas simultaneamente sempre apresentou grande exigência nos trabalhos propostos.
O acompanhamento dos trabalhos propostos foi exemplar, tal como é exigido no sistema de ensino de e-Learning, mas que nem sempre é seguido, como aconteceu com outros docentes ao longo da parte lectiva do Mestrado.
Saliento aqui a constante disponibilidade que sempre demonstrou ter para responder às dúvidas colocadas, o que de outra forma não era possível uma tão boa prestação enquanto aluno.
O meu agradecimento pelo acompanhamento ao longo do semestre.


O trabalho foi fragmentado em várias entradas, sucessivas, de forma permitir a sua compreensão.
ÍNDICE    
Nota Introdutória
1. Introdução Concisa à Aquacultura
2. Caracterização da Zona de Setúbal
2.1.  Localização
2.2. Reserva Natural do Estuário do Sado
2.3. Lagoa de Albufeira
  
3. Breve História da Aquacultura
3.1.  Portugal
3.2. Zona de Setúbal

4. Aquacultura na Zona de Setúbal
4.1.  Tipos de Aquacultura na zona de Setúbal
4.2. Espécies Produzidas na Aquacultura de Setúbal
4.3. Evolução da Produção na zona de Setúbal entre 2004 e 2008
5. Reflexão Critica sobre a Aquacultura da Zona de Setúbal

6. Bibliografia/Webgrafia

7. Anexos
7.1.  Linhas de Orientação do PROMAR para a Aquacultura em Portugal   
      

CAPA DO TRABALHO

    

Sem comentários: