20/09/11

Nota Introdutória


O reduzido período de tempo disponível condicionou a realização deste trabalho, nomeadamente no que se refere à parte prática do mesmo.

Agradeço à Doutora Natália Henriques (natalia.henriques@adrepes.pt) da Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal (ADREPES) e à Engenheira Cristina Borges (cborges@dgpa.min-agricultura.pt) da Direcção Geral de Pescas e Aquacultura (DGPA), a informação cedida e a atenção e compreensão demonstrada, nos vários emails trocados e conversas telefónicas efectuadas, apesar de ambas possuírem agendas muito preenchidas.

Ao longo do trabalho existe informação que resultou do contacto com estas duas responsáveis, mas que não tem como ser referenciada. No entanto, sempre que exista necessidade de recorrer a informação qualitativa ou quantitativa, e que a proveniência seja alguma das duas responsáveis anteriores, será feita referência à autora. A confirmação da veracidade da informação só poderá ser feita através dos contactos de emails indicados anteriormente.

Foi solicitada permissão para fazer referência aos seus nomes, enquanto responsáveis pela informação, a qual foi concedida.

Os dados referentes á produção em aquacultura de 2009, por espécie, para a zona de Setúbal, só estarão disponíveis em Maio de 2011. Os dados mais recentes reportam a 2008, e foram os utilizados no presente trabalho (cedidos pela Engenheira Cristina Borges, Chefe da Divisão de Aquacultura, da DGPA).

As imagens, quadros e mapas, têm no índice a designação de figura, para facilitar a leitura e compreensão do mesmo.

Sem comentários: