20/09/11

2.3. Lagoa de Albufeira


A Lagoa de Albufeira, em conjunto com a Reserva Natural do Estuário do Sado, são os dois locais onde se pratica aquacultura na zona de Setúbal, pelo que fundamental descrever algumas das suas características com potencial para diferenciar o produto final. Convêm referir que ambos locais de produções aquicola integram a listagem de locais de protecção pela Convenção de Ramsar sobre as Zonas Húmidas[1], e possuem ambos uma enorme biodiversidade.[2]
A lagoa localiza-se na freguesia do Castelo, do concelho de Sesimbra, na costa Oeste da Península de Setúbal, e fica à mesma distância de Lisboa e de Sesimbra, aproximadamente 20 km. Pertence ao Distrito de Setúbal.[3]

A lagoa é alimentanda por água doce, das ribeiras de Apostiça, Ferraria e Aiana, e também pela água salgada do oceano. É constituída por três lagoas, a Grande, a Pequena e a da Estacada, e em algumas zonas atinge os 15 metros de profundidade, tornando-se uma das mais profundas de Portugal Continental. Para além de estar protegida pela Convenção de Ramsar, também se localiza e está protegida pela ZPE de aves.
Dentro da lagoa existem várias espécies de peixes (e.g. Liza aurata, Liza ramada e Mugil cephalus), flora (e.g. Cirsium palustre, Erica lusitanica, Frangula alnus), aves (e.g. Alcedo atthis, anãs clypeata, Anas crecca), turfeiras, pauis de água doce permanentes, bancos de vasa, etc., enfim uma biodiversidade única, natural, que beneficia com abertura da lagoa ao mar, todos os anos, para renovação de águas. Um ecossistema magnífico que colabora com a produção aquícola, melhorando a sua qualidade.
 


  [1] RAMSAR (2010), Ramsar Sites Information Service. Disponível em http://ramsar.wetlands.org/GISMaps/WebGIS/tabid/809/Default.aspx, em 19FEV11.
  [2] FARINHA, João et al (2001), Zonas Húmidas Portuguesas de Importância Internacional. Sítios Inscritos na Convenção de Ramsar, Instituto da Conservação de Natureza, Lisboa.

  [3] LAGOA DE ALBUFEIRA (2010), Abertura da Lagoa ao mar 2010. Disponível em http://lagoaalbufeira.blogspot.com/,consultado em 20FEV11.

        

Sem comentários: