20/11/10

Carbono

Palavra-Chave: Carbono, Condutor de Electricidade, Átomos, Estrutura Tetraédrica, Elemento.


O Carbono é um elemento que se encontra na natureza no estado elemental ou ligado a outros elementos na forma de compostos. É um elemento químico muito importante na vida do Homem, dos animais, das plantas, da agricultura e da indústria, e “constituye el 0.08% del conjunto de la litosfera, hidrosfera y atmósfera. Aparece en la corteza terrestre en forma de rocas de carbonato de calcio o magnesio. En la atmósfera lo encontramos principalmente en forma de gas carbónico (CO2) y monóxido de carbono (CO).” (Covens, S/d:online).

O Carbono encontra-se na Natureza puro e cristalizado como no diamante, com algumas impurezas na grafite e com muitas impurezas nos carbonos naturais. Também se pode encontrar combinado com outros elementos na forma de carbonato, como no mármore ou na calcite (CaCO3), que apesar de terem a mesma fórmula, possuem formas e propriedades diferentes devido à sua estrutura i.e. à forma como estes elementos se ligam e dispõem espacialmente (a calcite é um mineral que pode ter origem a partir de sedimentos químicos, tais como os iões de cálcio e bicarbonato). (Manahan, 2000:29).

O Carbono é uma substancia elementar não metálica, é um bom condutor de electricidade, não se funde à pressão atmosférica, volatiliza-se a 3 500 ºC, e é o sexto elemento da tabela periódica. (Manahan, 2000:832).

O seu símbolo é C, a sua massa atómica 12,01 u.m.a. (unidades de massa atómica), o número atómico é o 6, e tem geralmente quatro electrões de valência. (Manahan, 2000:832). Para representar as fórmulas dos compostos orgânicos saturados, admite-se que os átomos de carbono estão no centro de tetraedros regulares cujos vértices são ocupados por quatro átomos ou quatro grupos monovalentes, conforme imagem seguinte (tetraedros é uma forma geométrica constituída por quatro triângulos equiláteros - têm os lados iguais -, vértices e faces, e seis arestas). (Covens, S/d:online).



Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvHyLHc0cxi6u8wWu08OhZnFuHGTL5pnZh9hSU-5CVi8jsiX1HrvPzqMzmBsYy8SAn5Gj0LqvvvE5MApxvrxabL6lQxI2QtMkboizddE-j1JDsBAwmh_BYGoCBojMDyrlPW2_vK0EWO84/s1600-h/orbitales_atomo_carbono01.jpg, retirado em 31OUT10


Os átomos de carbono possuem quatro electrões na camada externa, “espaçados equidistantemente em redor do círculo” (Pugliesi & Lima, 2004:67), através dos quais estabelece as ligações químicas, partilhando electrões de forma covalente, e por poder estabelecer quatro ligações é denominado tetravalente. (Solomons, 2001). Estas quatros ligações possuem a mesma energia por se encontrarem hibridizadas. Isto é, normalmente teríamos os quatro electrões distribuídos por uma camada s e pelas 3 camadas p (px, py e pz), um na camada s e os outros três espalhados de forma igual pela camada p. Para atingirem a mesma energia, estas camadas hibridizam e formam 4 camadas sp3 que possuem a mesma energia e desta forma é possível ao carbono apresentar esta estrutura tetraédrica. (Atkins & Jones, 2007).


Referências bibliográficas:

ATKINS, Peter, JONES, Loretta (2007), Chemical Principles: The Quest for Insight, 4.ª ed., W H Freeman & Co, New York.

COVENS (S/d), Carbono, consultado em http://pdf.rincondelvago.com/carbono_1.html, acedido em 31OUT10.

FONSECA, João (dir.) (1978), Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol. I, editorial enciclopédia Lda., Lisboa, pp. 872-873.

MANAHAN, Stanley (2000), Environmental Chemistry, CRC Press online e Lewis Publishers, Boca Raton.

PUGLIESI, Márcio; LIMA, Norberto (2004), Curso Completo De Eletronica, 1ª edição, edição da Hemus, Brasil, pp. 66-68.

SOLOMONS, Graham; FRYHLE, Craig (2001), Química orgânica, Vol. I e II, 7ª edição, edição LTC, Rio de Janeiro.

Sem comentários: