20/11/10

Átomos Isotópicos (Isótopos)

  
Palavra-Chave: Isotópicos

Quando dois ou mais átomos do mesmo elemento químico possuem o mesmo número atómico (Z) (número igual de protões), mas um número de massa atómica (número diferente de neutrões) diferente (A), recebem o nome de isótopos. (TNDM II, S/d: 5).

A imagem seguinte, meramente ilustrativa, demonstra no núcleo do Carbono 14, seis electrões a vermelho e oito neutrões a castanho, sendo que a diferença mais marcante entre ambos é que os neutrões não têm carga e os protões têm carga positiva.


Fonte: http://www.ehu.es/biomoleculas/isotopos/rad.htm, em 30OUT10.


A maioria dos elementos que se encontram na Natureza, são uma mistura de isótopos desse elemento. As suas propriedades químicas são praticamente iguais, o que já não acontece com as suas propriedades físicas. (Spellerberg, 1994 [1992]: 255).

A nomenclatura científica dos isótopos constitui-se da seguinte forma: nome do elemento, seguido de um hífen e pelo número de protões e neutrões do núcleo atómico, conforme exemplo do isótopo radioactivo de Carbono, Carbono-14. Segundo esta nomenclatura é possível apenas pelo nome identificar o número de neutrões e protões que este elemento possui. Como se trata de Carbono sabemos a-priori que possui 6 protões, no entanto tomando atenção ao número que segue o hífen, calculamos o número de neutrões através da diferença deste número pelo número característico de protões deste átomo (6), 14-6= 8. Este elemento possui 8 neutrões. (Gray & Haight, 2003: 1-19/1-20).

A terminologia, isótopo, significa “no mesmo sítio”, pelo facto de os isótopos se situarem no mesmo local na tabela periódica.” (TNDM II, S/d: 5-6).


Referências Bibliográficas:
GRAY, Harry; HAIGHT, Gilbert (2003), Principios básicos de química, 2ª edição, editora Reverté, S.A., Espanha, pp. 1-19/1-20.

SPELLERBERG, Ian (1994 [1992]), «Radionuclide» in Evaluation and assessment for conservation: ecological guidelines for determining priorities for nature conservation, 2ª edição, Chapman & Hall, Inglaterra, p. 255.

TNDM II (S/d), O Que Sabemos – Conferência de R.Feynman / Dossier de Apoio, disponível em http://www.teatro-dmaria.pt/media/pdf/DOSSIE_DE_APOIO.pdf, acedido em 30OUT10.

Sem comentários: