24/05/07

7.6. Pontos fortes e fracos do Sector Papeleiro


Após tudo que li e ouvi, posso concluir que os pontos fortes onde se deverá reforçar as iniciativas de investimento, no sentido de fazer a diferença entre o “bom e o muito bom”, e, os pontos fracos que limitam a própria actividade do sector nomeadamente em questões ambientais e de distribuição de mercado, são os seguintes:


Pontos fortes

     • Capacidade de investigação e desenvolvimento florestal,

     • Qualidade da matéria-prima,

     • Potencial de diferenciação da fibra de eucalipto em aplicações papeleiras,

     • Posse e gestão de propriedades florestais,

     • Produto de muito boa aceitação mundial,

     • Empresas bem apetrechadas tecnologicamente e competitivas,

     • Cumprimento de requisitos ambientais,

     • Proximidade dos grandes mercados europeus,

     • Controlo dos canais de distribuição e comercialização por parte das empresas produtoras de pasta e das grandes empresas de papel.


Pontos fracos

     • Floresta nacional pouco competitiva e insuficiente para o cabal abastecimento da indústria aos níveis actuais de produtividade (importação crescente),

     • Existência de empresas de papel com baixo nível de articulação a montante e a jusante, de pequena dimensão a nível nacional e internacional (produção de média e baixa qualidade),

     • As empresas de pasta actuam em segmentos mais vulneráveis à entrada de novos produtores de baixo custo,

     • Deficiente domínio dos canais de distribuição e comercialização por parte da maioria das empresas produtoras de papel de pequena e média dimensão,

     • Elevada utilização de água na produção de cada tonelada de pasta.



Sem comentários: