A associação CELPA tem associadas nove unidades Industriais; Portucel Viana, S.A., Portucel, S.A., Celbi, S.A., Soporcel, S.A., Celtejo, S.A., Renova, S.A., Caima, Indústria de Celulose, S.A., Nisa, S.A. e Portucel, S.A.
Estas situam-se em geral junto à costa (desde Sesimbra até Viana do Castelo) e no Vale do Tejo, devendo-se esta localização há abundância de matéria-prima, proximidade dos grandes mercados consumidores e principais ligações intermodais de Portugal.
As empresas associadas da CELPA representam 100% da produção de pasta para papel e cerca de 90% da produção de papel, ou seja, representam quase a totalidade da produção do sector.
Como se verifica no quadro nº da caracterização do sector em baixo, estas nove unidades industriais produzem pasta de papel e também papel. Estas produzem o papel em função da sua localização e do tipo de mercado para que estão a produzir. Por exemplo, a Celbi só produz pasta de papel, mas no entanto o mercado não está deficitário devido à Soporcel S.A., que produz papel. De acordo com o que aprendi nas aulas de Geografia Económica e Social, posso dizer que existe uma estratégia Global de integração vertical, neste sector industrial. A nível das pequenas indústrias a informação é muito reduzida, pelo que acredito que não existam estratégias definidas.
Em suma, o custo de produção de pasta é determinado especialmente pelo preço da madeira, logo é o factor determinante na definição de estratégias das empresas, tornando-se vantajoso para optimizar os custos e diversificar a produção investir em unidades produtivas desterritorializadas, embora integradas verticalmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário