04/01/10

8. Bibliografia / Webgrafia (Mercosul)

Bibliografia


ABREU, Sérgio et al. (1997), Mercosul, um atlas cultural, social e económico / Mercosul, un atlas cultural, social y económico, Edição Instituto Herbert Levy, Brasil. (Edição Bilingue: Português-Espanhol).

ALMEIDA, Paulo (2002), Mercosul em sua primeira década (1991-2001): uma avaliação politica a partir do Brasil, publicado com o apoio do Instituto para a integração da América Latina e do Caribe; Washington, D.C.: Banco Inter-americano de Desenvolvimento e Departamento de integração e Programas Regionais, Buenos Aires.

ALMEIDA, Paulo (2002), Mercosul em sua primeira década (1991-2001): Uma avaliação política a partir do Brasil, Documento de divulgação n.º 14, Banco Interamericano do Desenvolvimento, Buenos Aires.

ALVES, José (2001), Relações Internacionais e Temas sociais: a década das conferências, Edição do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, Brasília. (disponível no Google Books).

BAPTISTA, Luiz et al (1998 [1994]), Mercosul: das negociações à implantação, 2.ª Edição revista e aumentada, Editora LTR, São Paulo/Brasil.

BARBIERO, Alan, CHALOULT, Yves (2003), Poder e déficit democrático do Mercosul: Estado, Centrais Sindicais e Sociedade Civil, Editora Adipucrs, Porto Alegre.

CARNEIRO, Patrícia (2007), Uma avaliação crítica do processo de integração do Mercosul, á luz dos seus antecedentes, instrumentos e relações externas, em especial com a união europeia. Tese de doutoramento apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de Santiago de Compostela.

CASAL, Oscar (2005), El Camino Hacia el Parlamento del Mercosur: analisis y propuestas, Friedrich Ebert Stiftung, Montevidéu.

CAVALCANTE, Jouberto (2006), Mercosul: a integração, o direito e os conflitos coletivos de trabalho, Lumen Juris, Rio Janeiro/Brasil, pp. 91-95.

CERVO, Amado (2001), Relações internacionais da América Latina: velhos e novos paradigmas, Edição do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, Brasília. (disponível no Google Books).

CHACON, Vamireh (2002), Globalização e estados transnacionais: relações internacionais no século XXI, Senac, São Paulo. (disponível no Google Books).

DUPAS, Gilberto (2001), Hegemonia, estado e governabilidade: perplexidades e alternativas no centro e na periferia, Senac, São Paulo. (disponível no Google Books).

LABRANO, Roberto (1998), Mercosur, integración y derecho, editora Ciudad, Buenos Aires.

LOPRESTI, Roberto (2007), Constituciones del Mercosur, 2ª edição, editora La Ley, Buenos Aires.

MARTINS, Estêvão (2002), Relações internacionais: cultura e poder, Edição do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais/Funag, Brasília. (disponível no Google Books).

MARTINS, Estevão (Org.) (2003), Relações Internacionais: Visões do Brasil e da América Latina, Edição do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, Brasília. (disponível no Google Books).

MARTINS, Luciano (1976), Pouvoir et Développement Économique: formation et évolution des structures politiques au Brésil, Anthropos, Paris.

MIDÓN, Mario (1998), Derecho de la Integración: Aspectos institucionales del Mercosur, Rubinzal-Culzoni, Buenos Aires.

RICUPERO, Rubens (2001), O Brasil e o dilema da globalização, coord. De Lourenço Dantas Mota, Colecção Pensar, 2ª edição, Senac, São Paulo. (disponível no Google Books).

SARAIVA, José (2001), Relações Internacionais – dois séculos de história, org. de José Flávio S. Saraiva, Vol. I: Entre a preponderância européia e a emergência americano-soviética (1815-1947), Edição do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, Brasília. (disponível no Google Books).

VAZ, Alcides (2002), Cooperação, integração e processo negociador: a construção do Mercosul, Edição do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais, Brasília. (disponível no Google Books).

WIENECKE-JANZ, Detlef (2004), Das neue Bild unserer Welt-Amerika, Wissen Media Verlag GmbH, Gutersloh/Munchen.

ZANOTO, Josianne (2006), A Funcionalidade do Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul: entre o órgão de apelação da Organização Mundial do Comercio e o Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Integração Latino-Americana (MILA), Área de especialização em Direito da Integração, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), Brasil.

 


Webgrafia

ALMEIDA, Alessandra (2003), Solução de controvérsias no Mercosul: análise do Laudo Arbitral VIII, disponível em http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4514, consultado em 08JAN10. A autora é bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

CENTRO MERCOSUL DE PROMOÇÃO DO ESTADO DE DIREITO (CMPED), disponível em http://www.sice.oas.org/Trade/MRCSRS/Decisions/dec2404p.asp, acedido em 01JAN10.

CHRAIM, Macul (1996), O Mercosul e seus impactos sobre o sistema de transporte rodoviário de passageiros de Santa Catarina. Dissertação de Mestrado, Especialidade em Engenharia de Produção, apresentada à Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Disponível em http://www.eps.ufsc.br/disserta96/macul/index/index.htm#index, consultado em 25DEZ09.

LIMA e SANTIAGO (2006), «Trade in South America» in The Economist, disponível em http://www.economist.com/world/americas/displaystory.cfm?story_id=7835902, consultado em 22DEZ09.

PIERA, Luís (coord. do site desde 1992), A respeito do MERCOSUL, disponível em http://www.mercosur.int/t_generic.jsp?contentid=661&site=1&channel=secretaria&seccion=2, consultado em 22DEZ09. (este site é oficial e só permite a utilização da informação quando referida a fonte completa e o e-mail de contacto, que é: divulgacion@mercosur.org.uy).

PROTOCOLO DE BRASÍLIA, Disponível em http://www.sice.org/trade/mrcsr/brasilia/pbrasilia_p.asp, acedido em 08JAN10.

PROTOCOLO DE OLIVOS, disponível em http://www2.mre.gov.br/dai/m_3595.htm, acedido em 01JAN10.

PROTOCOLO DE OURO PRETO, disponível em http://www.mercosur.int/msweb/portal%20intermediario/Normas/Tratado%20e%20Protocolos/Ouro%20Preto_PT.pdf, acedido em 01JAN10.

RIBEIRO, Elisa (2008) «O Parlamento do Mercosul como recurso para construção do Direito Comunitário» in Revista Universitas Jus, n.º 16, Jan./Jul., Brasília, pp. 181-206. Disponível em http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/jus/issue/view/68/showToc, consultado em 01JAN10.

SCHNEIDER, Daniela, HORST, Gilson (2009), Mercosul, trabalho elaborado pelo Núcleo de Educação à Distância do CESCAGE no âmbito da Jornada de Pesquisa em Administração CESCAGE 2009, disponível em nead.cescage.edu.br/semadm/up/772Mercosul%5B1%5D.doc, consultado em 25DEZ09.

SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS NO MERCOSUL (recompilação normativa), Disponível em http://www.mercosur.org.uy/innovaportal/file/681/1/Solucion_de_Controversias_en_el_MERCOSUR_PT.pdf, acedido em 01JAN10.

TRATADO DE ASSUNÇÃO, disponível em http://www2.uol.com.br/actasoft/actamercosul/novo/tratado_de_assuncao.htm, acedido em 01JAN10.

TRIBUNAL PERMANENTE DE REVISÃO (TPR), disponível em http://www.tprmercosur.org/pt/estr_secretaria.htm, acedido em 01JAN10.

VASCONCELOS, Pedro (2007), Indicadores socio-económicos do Mercosul: um estudo sob a égide da economia politica internacional, Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG, I Simpósio em Relações Internacionais do programa de pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas, Brasil. Disponível em http://www.santiagodantassp.locaweb.com.br/br/simp/artigos/vasconcelos.pdf, consultado em 25DEZ09.

VV.AA., (2009), Relatório de Desenvolvimento Humano 2009, Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e Desenvolvimento Humanos, Almedina, S.A., Coimbra. (Elaborado e publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)). Disponível em http://hdr.undp.org/en/media/HDR_2009_PT_Complete_rev.pdf, consultado em 25DEZ09.

VV.AA. (S/d), Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul (site oficial do Parlamento do Mercosul), disponivel http://www2.camara.gov.br/comissoes/cpcms, consultado em 30DEZ09.

Sem comentários: