25/01/06

2. Enquadramento Geográfico e Histórico (PRU)

A Amadora constituiu-se em torno do lugar da Porcalhota. Em 1907, a população local pediu ao rei D. Carlos que permitisse a mudança de nome, situação a que o Ministério do Reino deu despacho, renomeando a povoação de Amadora em 1907. Foi elevada a freguesia dentro do Concelho de Oeiras em 1916, e feita vila em 1936. O município da Amadora viria a ser criado em 11 de Setembro de 1979, por secessão da Amadora e da Venteira, do nordeste do Concelho de Oeiras. Nesse mesmo dia, foi elevada a cidade, e dividida nas freguesias de Alfragide, Brandoa, Buraca, Damaia, Falagueira, Venda Nova, Mina e Reboleira. Em 1997, foram enfim criadas as freguesias de Alfornelos, Falagueira, Venda Nova e São Brás, prefigurando assim a actual divisão municipal.

Ao longo de séculos este território foi um local marcadamente rural e que, tal como toda a envolvente, designada por zona saloia, abastecia a Capital de bens de primeira necessidade e força de trabalho.

A Estação da Porcalhota, inaugurada a 2 de Abril de 1887, veio transformar de uma forma drástica esta realidade, tendo dado origem ao núcleo urbano, que hoje corresponde ao centro da Cidade.

O comboio trouxe novas pessoas e ventos de mudança. A primeira e mais significativa foi a alteração do nome de Porcalhota para Amadora. Os novos habitantes queriam transformar esta terra num local exemplar para viver: a Fábrica de Espartilhos Santos Mattos marcou o início da industrialização, os Recreios Desportivos com o seu ringue de patinagem e com o seu salão de festas acolhiam as elites locais e da capital e a fundação da Escola Alexandre Herculano marcou o arranque de um ensino de qualidade para os filhos e filhas dos notáveis da cidade. Entre eles contam-se os nomes do aguarelista Alfredo Roque Gameiro ou do escritor Delfim Guimarães.

A constituição do Parque Industrial da Venda Nova nos anos 40 e a explosão demográfica dos anos 50/60 transformaram de forma indelével a paisagem humana e natural do território, sendo a Amadora um dos Municípios mais densamente povoados.

Sem comentários: