25/01/06

9. Equipamentos Sociais

Estes equipamentos visam “assegurar a especial protecção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças, jovens, pessoas com deficiência e idosos, bem como a outras pessoas em situação de carência económica ou social, disfunção ou marginalização social” (http://www.seg-social.pt/).


9.1 - Equipamentos para Crianças e Jovens

O Concelho da Amadora tem disponível um leque de equipamentos dirigidos às crianças e jovens com o objectivo de satisfazer as necessidades das famílias e de estimular o desenvolvimento integral das crianças. Os equipamentos disponíveis têm respostas nas valências de creche, Creche Familiar e ATL sendo a modalidade de cada um deles a seguinte:



Tendo em conta apenas os equipamentos municipais e da rede solidária verifica-se que as IPSS são as que detêm o maior número de equipamentos destinados a crianças, sendo a creche a resposta social existente em menor número.

Quando atentamos à distribuição destes equipamentos tendo em conta a freguesia onde se localizam, verifica-se que os ATL’s estão implementados em todas as freguesias do Concelho da Amadora, sendo que as creches prevalecem nas freguesias da Buraca (5) e de Alfragide (3).


9.2. Equipamentos para idosos

Na Amadora pode-se verificar a existência de um conjunto de valências, procurando-se a diversificação das respostas dadas.



São 17 as instituições que, no Concelho da Amadora, gerem um total de 32 equipamentos sociais destinados à população idosa. Destes equipamentos, destacam-se os Centros de Convívio e os Centros de Dia pelo número de idosos que abrangem:




Segundo um questionário levado a cabo pelo GAS (Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal da Amadora), a maioria dos utentes frequenta os Centros de dia diariamente passando grande parte do seu tempo nas instalações, apesar de na maioria dos casos, não haver serviço de refeições.

O Apoio Domiciliário, com um total de 483 idosos, presta “cuidados individualizados e personalizados, no domicílio, a pessoas e famílias, quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as actividades da vida diária” (Carta Social, Relatório 2001).

Quanto aos Lares, existem apenas dois lares não lucrativos, ambos pertencentes à Santa casa da Misericórdia da Amadora, que dão resposta a 128 idosos.

No entanto, o crescente aumento da população idosa faz com que seja necessária uma requalificação destes equipamentos de modo a que haja uma crescente cobertura a nível concelhio, quer com a criação de novas infra-estruturas, quer com a requalificação dos equipamentos através de uma aposta em pessoal qualificado e na diversificação e inovação dos serviços prestados.

Sem comentários: