O Concelho da Amadora, apesar da elevada densidade populacional, não apresenta grandes acessos à cultura. Existe, em todo o concelho, apenas uma sala de espectáculos, que funciona simultaneamente como sala de cinema que nem sempre tem as suas portas abertas. Assim, verifica-se, a partir de todos os pontos do Concelho, um movimento para outros centros comerciais (como o Centro Comercial Colombo) e para outras salas de espectáculo localizados em Sintra ou em Lisboa.
Temporariamente, no Parque Delfim Guimarães, localizado no centro da Amadora, ocorre feiras artesanais, com bancas de origem de vários pontos do país e, em Setembro, na altura das festas no âmbito das celebrações da data da constituição do local como município (11 de Setembro), ocorre a Feira do Livro e as festas daí decorrentes que, em 2006, trouxe de volta os concertos ao Parque Central da Amadora o que, desde 2001, tal não acontecia.
A Biblioteca Municipal da Amadora, localizada junto à PSP da freguesia da Mina, é uma pequena casa com uma variedade deficiente sendo que, a biblioteca que apresenta maior diversidade, se localiza na freguesia de São Brás mas que a maioria da população não tem acesso, quer por desconhecimento, quer por falta de oportunidade, já que a biblioteca encerra antes do regresso dos residentes à freguesia, quer por fraco acesso, já que se encontra num local com pouca acessibilidade em relação ao resto do concelho.
Finalmente, o Concelho da Amadora possuí as piscinas municipais, propriedade do Estádio José Gomes, onde treina o clube de desportivo Estrela da Amadora e um pequeno campo de futebol, equipado e com parque de estacionamento, localizado na freguesia de São Brás, onde pequenos eventos desportivos como torneios costumam realizar-se ocasionalmente sendo que, na maioria do tempo se encontra desocupado.
Sem comentários:
Enviar um comentário