A região do Algarve tem características e problemas muito próprios que decorrem, entre outros aspectos, da concentração da população no litoral e da actividade económica mais relevante para a região, o turismo. No verão, principalmente durante o mês de Agosto, regista-se uma grande afluência de pessoas que vêm usufruir do clima e das praias, bem como das infra-estruturas de diversão e lazer existentes. Esse acréscimo populacional promove, num curto período de tempo, a utilização intensiva dos recursos naturais com custos ambientais significativos para a região.
As assimetrias entre o litoral e o interior são muito acentuadas tanto no aspecto demográfico como nas actividades económicas. Na área serrana não foi reposta a população que rumou ao litoral, ao centro do continente ou para o estrangeiro. As infra-estruturas económicas são construídas nos locais que mais atraem os turistas ou de maior acessibilidade. A serra já não está tão isolada, mas continua a faltar um pouco de tudo. A nível económico está em crescimento real com o número de empresas a ultrapassar o crescimento médio do país.
As melhorias em diversos indicadores são igualmente inegáveis, apesar de estar longe para atingirem as metas desejadas.
Ainda assim, os sinais positivos no domínio do ambiente são reais. Ainda se registam tendências negativas no consumo de água, nas novas construções para habitação, na área ardida e na reutilização da água residual tratada, que terão de ter resposta por parte dos órgãos da administração pública, regional e local, das empresas, das associações não governamentais e da restante sociedade civil.
Bibliografia
Carminda Cavaco, “O Algarve Oriental – As Vilas, o Campo e o Mar”, 1976, Gabinete do planeamento da região do Algarve. (vol. I e II).
Geografia de Portugal – O Ambiente Físico, 2005, Editora - Círculo de Leitores, Vários, Direcção de Carlos Alberto Medeiros.
Orlando Ribeiro, “Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico”, 1986, Livraria Sá da Costa Editora
Geografia Universal, Grande Atlas do Séc. XXI, vol. I – Europa Ocidental, 2005, Ed. Planeta de Agostini.
CCDR Algarve
Diciopédia 2005 Porto Editora, Lda.
http://www.almargem.org/algarve.htm
http://www.ccdr-alg.pt/ccr/index.php
http://www.dg-pescas.pt/
http://www.inag.pt/inag2004/port/a_intervencao/planeamento/pbh/pbh04.html
http://www.inag.pt/inag2004/port/divulga/actualidades/actualidades/arquivo_2006.html
http://www.letras.up.pt/geograf/geofis/
http://www.letras.up.pt/geograf/geofis/t1.html - Maria da Assunção Araújo
http://www.maotdr.gov.pt/MAOTDR
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=7247&iLingua=1
INE-Sensos, Retratos territoriais,
Instituto da água
Trabalho de campo, ou seja o reconhecimento real da região do Algarve, quer litoral mar como interior montanhoso
Sem comentários:
Enviar um comentário