FORMAÇÃO AMBIENTAL
Formação Ambiental não é ter um curso secundário ou um curso superior que aborda as questões ambientais. Muitas vezes é um dom, algo que misteriosamente brota dentro dos cidadãos e que os leva a zelar pelo meio ambiente sem receber nada em troca.
Uma simples conversa, uma simples acções, uma simples atitude, uma simples colaboração ou contributo para uma causa, são formas de educação ambiental muitas vezes mais válidas do que qualquer formação académica, imposta de forma “coerciva” aos alunos que simplesmente procuram um título académico, também estes muitas vezes obrigados a isso, em prol da actual estruturação da sociedade, que reconhece a imperiosa necessidade de os jovens obterem formação superior.
102. Já frequentou algum curso ou acção de formação no âmbito da Cidadania Ambiental?
103. Entende as preocupações ambientais de forma holística, ou vê nessas preocupações uma forma de realce pessoal com base numa argumentação apetrechada?
104. Colabora em iniciativas de Associações, Organizações não Governamentais (ONGA), ou estatais de ajuda e preservação do Meio Ambiente?
105. Já escreveu algum texto, fez algum desenho ou contou alguma história para tornar alguém mais amigo do ambiente?
106. Acompanha os seus filhos nas actividades escolares desenvolvidas no âmbito da protecção ambiental?
107. Nas reuniões que é obrigado a presenciar como educador do seu progenitor elucida os professores da necessidade de eles formaram as crianças considerando o ideal de Desenvolvimento Sustentável?
Sem comentários:
Enviar um comentário