POSSIVEIS TIPOLOGIAS DAS PERGUNTAS:
CONHECIMENTO SOCIAL, ECONÓMICO, CULTURAL E PROFISSIONAL DO ELEMENTO A INQUERIR
Bateria de perguntas que pretende aferir a estrutura socioeconómica do elemento a entrevistar e do agregado familiar.
ACTUAÇÃO INDIVIDUAL E FAMILIAR EM QUESTÕES AMBIENTAIS
Comportamentos individuais e colectivos do agregado familiar. Por exemplo: fazem reciclagem; quando lavam os dentes não têm a torneira sempre aberta, o autoclismo está divididamente regulado e não perde água desnecessária, todas as torneiras estão a funcionar correctamente ou se pingam, quando compram lâmpadas quais escolhem, o preço tem alguma influencia e pode determinar a compra de lâmpadas menos amigas do ambiente; que eficiência energética tem nos equipamentos em casa, e quando compram novos se consideram as questões ambientais, classe A ou B, etc.,.).
FORMAÇÃO AMBIENTAL
Engloba toda a formação que os inqueridos tenham na vertente ambiental, quer formal, quer informal. Membro de grupos ambientalistas. Procura-se apurar se existe formação própria ou formação suficiente nesta matéria, e qual o papel que os média desempenham no grau de conhecimento que possuem em questões ambientais. Se tem conhecimento cientifico do tema, ou ainda, se tem conhecimento ambiental, adquirido de forma pragmática, muitas vezes através da participação em actividades pontuais, de participação colectiva, no âmbito da cidadania ambiental.
DIREITO AMBIENTAL
Bateria de perguntas relacionada com as questões jurídicas do ambiente. Procura quantificar o seu grau de interesse por parte dos inqueridos, bem como demonstrar o seu conhecimento em matéria de deveres cívico e direito ambiental, e ainda participação pública em domínios ambientais, tais como o PDM.
COMPREENSÃO DO ESTADO ACTUAL DO AMBIENTE EM PORTUGAL
Defesa de valores; fatalismo; cepticismo; a questão está a ser efabulada; etc.,.
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