05/01/11

Sugestões de perguntas para inquérito de Cidadania Ambiental (cont. 5)

COMPREENSÃO DO ESTADO ACTUAL DO AMBIENTE EM PORTUGAL


A utilização do automóvel tem culpa nesta espiral de rotura que está a tornar o Planeta insustentável. Os veículos trazem custos financeiros aos seus proprietários (manutenção), produzem danos ao ambiente e ao património arquitectónico (como é o caso dos basálticos da Baixa de Lisboa que estão pretos devido á poluição automóvel - fumo), e geram mau estar a quem rejeita essa fonte de poluição gratuita (atropelamentos e ruído), nomeadamente quem reside dentro das cidades e os peões que as visitam. Os automóveis tornaram-se o “germe” dominante num mundo já muito “transgénico”. Por mais estranho que pareça, essa é a realidade. Se andarmos com atenção, encontramos de forma reiterada carros em cima de passeios, carros em segunda ou terceira fila, carros estacionados em rotundas, jardins e passadeiras, em frente das paragens dos autocarros, enfim, se as pessoas pudessem “levariam o seu veículo para o quarto e estacionavam-no debaixo da cama”, para no próximo dia poderem ir directas para o seu emprego, esquecendo-se que nesses passeios, passadeiras, paragens e jardins circulam pessoas que têm toda a legitimidade em o fazer, já para não falar nos invisuais, incapazes de lutar contra este “terrorismo moderno”, sozinhos e sem ajuda, dificilmente conseguem transpor estes obstáculos.

Em termos numéricos os carros representam cerca de 20% da energia que desperdiçamos, pelo que deveria ser a última solução para locomoção.


126. Tem por hábito proferir “piadas” desencorajadoras aos cidadãos que se movem a pé ou de bicicleta?

127. Se tivesse de se deslocar a um local, encontrar com um conjunto de cidadãos, onde é comum a locomoção ser em viatura própria, sentia-se inferiorizado por se fazer apresentar de bicicleta?

128. Considera correcta e aceitável a posição dos cidadãos que utilizam na sua locomoção meios de transporte ditos retrógrados, ou arcaicos, de que é exemplo, andar de bicicleta ou até mesmo a pé?

129. Para se locomover faz constantemente uso da sua viatura particular, ou recorre a transportes colectivos (transportes públicos, transporte particular colectivo, boleia solidária entre familiares, colegas de trabalho ou amigos)?

130. Tem carro próprio ou utiliza carro alugado? Quantos?

131. Verifica com frequência o ar dos seus pneus?

132. As pessoas que lhe estão mais próximas, com quem convive, em eventuais ocasiões de contacto evidenciaram, ou evidenciam, pensamento semelhante?

133. Considera que locomover-se em viatura particular é um indicador de estatuto social?

134. Verifica com frequência a pressão dos pneus da(s) sua(s) viatura(s)?

135. De acordo com a marca Pirelli, mais de 60% dos condutores circulam com a pressão dos pneus inferior ao que o fabricante recomenda, ainda que dessa percentagem muitos só andem com um pneu com falta de ar, a verdade é que existem outros que andam com os quatro pneus sem ar. Esta situação traduz-se em insegurança na condução e a um incomensurável gasto de combustível, de forma desnecessária. Tinha conhecimento destes factos?

136. Para si faz sentido sair de casa para comprar pão no quarteirão ao lado, e fazer deslocar mais de uma tonelada de ferro, chapa, plásticos e tecidos (carro) por causa de uma garrafa de água?

137. Já leu as indicações fornecidas pelo fabricante do seu veículo, no que se referem à forma correcta de o utilizar?

138. A conduzir a sua viatura faz acelerações e travagens bruscas?

139. Quando anda a conduzir tenta manter a velocidade o mais uniforme possível?

140. Antes de iniciar a marcha com o seu veículo procede sempre ao prévio aquecimento?

141. Sabe que esse acto causa a degradação do próprio veículo e da estrada, contribui para a poluição atmosférica e sonora, pode provocar atropelamentos e acidentes, fomenta o stress, quer para os passageiros quer para outros condutores?

142. Gosta de sentir o motor do seu carro a fazer muito barulho a desenvolver, para isso alterando-o?

143. Quando precisa de mudar os pneus compra novos ou usados?

144. Quando troca os pneus entrega os antigos para a reciclagem ou dá-lhe outras utilizações?

145. Algumas empresas preferem exportar pneus usados para países em desenvolvimento para não terem de suportar os custos da sua reciclagem nos países ocidentais. Na verdade já quase todos os pneus são recicláveis. Neste sentido, existindo possibilidade financeira, perece-lhe correcto adquirir um produto novo ou então adquirir um produto reciclado mas não importado, já que importar pneus usados é o mesmo que importar resíduos?

146. Sabia que os pneus reciclados transformam-se componentes para combustível, e quando são incinerados libertam gases tóxicos para a atmosfera, muitos deles cancerígenos, como as dioxinas.

147. Quando lava o seu carro utiliza balde ou mangueira? E a mangueira tem controlo de fluxos ou não? É a jacto?

148. Dá preferência a centros de lavagem que não utilizam produtos químicos diluídos nos produtos de limpeza?

149. Considera grave “bazar” óleo usado do motor do carro em terrenos baldios, nos esgotos ou na via pública?

150. Quando muda o óleo do motor do carro recorre a serviços especializados? Se não, qual o destino que dá aos óleos?


Actualmente, apesar dos efeitos visíveis da acção antrópica, que vão desde a crescente carência de água potável em alguns países até ao aumento das temperaturas médias mundiais, as teses nesta matéria divergem mesmo no mundo científico, por um lado os mais cépticos, dizem que isto vai acabar mal e que vamos destruir tudo, outros mais liberais discordam das teorias ambientalistas e dizem que estão erradas, que nada está a acontecer, que são os efeitos das dinâmicas normais do Planeta, e ainda existem os neutros, defendendo que pouco importa se alguma coisa está a alterar ou não, o que de facto importa é a capacidade humana, suportada pela tecnologia, para fazer frente a essas alterações e assim ultrapassar as potenciais dificuldades.
151. Nota alguma alteração no espaço que o rodeia (desde que o conhece)?

152. Concorda em particular com alguma das teorias anteriores, ou considera que são teorias a mais de gente que não tem nada que fazer?

153. Conhece o modo de produção integrada que permite melhorar a qualidade e a segurança alimentar, bem como contribui para o equilíbrio ecológico do meio ambiente, e assim para uma agricultura sustentável?

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