18/04/10

Paleografia e Diplomática - Transcrição de um documento histórico

Transcrição de um Documento (pág. 194-197)









Agradeço publicamente ao Sr. Professor Doutor João Alves Dias pela paciência e atenção que demonstrou ter comigo e com os meus colegas aquando da frequência da disciplina de Paleografia e Diplomática, no ano lectivo de 2009/2010. A disciplina é muito complicada mas o Sr. Professor sempre conseguiu manter animado o espírito dos alunos, conseguindo que eles não desistissem ao meio do semestre lectivo (onde eu próprio me enquadro). É uma cadeira que carece de atenção por parte dos dirigentes. Julgo ter uma carga horário muito reduzida para a dificuldade inerente ao processo de aprendizagem no âmbito da transcrição de documentos históricos/antigos, que quase sempre são complicados de compreender e são muito heterogéneos. O exemplo que transcrevo a seguir, que foi trabalhado na aula, é o mais fácil que existe para trenscrever. Quem não perceber isto não percebe mais nada.
A transcrição que apresento a seguir não foi corrigida integralmente pelo docente; é provável que não esteja totalmente correcta.
As letras que estão sombreadas a vermelho representam o incluso nas imagens em cima. Esta metodologia foi adoptada porque não consegui sublinhar as letras como ensinou o professor da disciplina, Sr. Professor Doutor João Alves Dias.


Primeira página (194)

(…) christo nosso senhor.
De sam sebastiam Antiphana.
O graça maravilhosa de que sam sebastiam resplandeçeo martyr muy maravilhoso o qual trazendo em ho seu abito de caualeiro confortaua com grande deligençia seus jrmaãos cristaãos : e os tementes coraçoões esforçaua pollas obras a elle dadas do çeeo.versiculo. Roga por nos bem aventurado martir sam sebastiam. Que sejamos fectos as promessas de cristo percalçar.
Oraçam.
SEnhor deus que ho teu martir sebastiam em tanta fee e amor tam ardentemente fortificaste que por nenhũas carnaaes promessas nem mezinhas nem tormentos nem seetas pode de tua fe ser mouido nem reuocado. Rogamos te que por seus dignos mereçimentos e roguos ajamos em nossa perseguiçam ajuda e em nossa tribulaçam consolaçam e prazer. e em todo tempo contra a pestenença remedio porque assi possamos contra as espreitas do diabo forçosamente pellejar: e ho mundo e o que em elle he desprezar: e nenhũa cousa contraira sua temer assi que finalmente pos/

Segunda página (195)


samos aver a gloria eternal por ty anos espirada e prometida. E jsto te rogamos por jhesu christo nosso senhor.
De sancta anna. Antiphana.
Ho celestrial misterio entrou em a bem aventurada anna por aqual foy a nos a virgem gloriosa naçida.versiculo.
Roga por nos sancta anna. Que sejamos.etcª.
Oraçam.
SEnhor deus que teueste por bem de dar tanta graça aa bem aventurada anna que tua muy gloriosa madre em seu ventre preçioso trouxeste. Da nos senhor pollo roguo da madre e da filha avondança de tua guarda e emparo : por que ellas cuja comemoraçam fazemos : por seus roguos nos tragam ao regno dos çeeos. E jsto te rogua mos por jhesu christo. etcª.
De sancta maria magdalena Antiphana.
Maria pois vntou os pees do senhor e alimpou os com seus cabellos e toda a casa foe chea de cheiro do ynguento.versiculo. Deixados lhe foram muytos pecados. /

Terceira página (196)




Porque muyto amou.
Oraçam.
DA nos padre muy piadoso que assi como a bem aventurada maria magdalena amando nosso senhor sobre todallas cousas ganhou perdam de seus pecados : assi anos açerca da tua misericordia empetre ha sempre duravel sanctidade. E isso te rogamus por jhesu christo. etcª.
De sancta caterina Antiphana.
Virgem sancta caterina pedra preçiosa de greçia : filha del rey de costa em a çidade de alexandrya rogua por nos pecadores cada dia.versiculo. Espargida he a graça em os teus beiços. Por jsso te bem disse. etcª.
Oraçam.
Senhor deus que deeste a ley a moyses em a altura do monte sinay : e em o meesmo lugar ho corpo de sancta caterina virgem e martir tua por os sanctos anjos teus maravilhosamente situaste. Roguamos te que nos por seus mereçimentos e roguo ao monte que jhesu cristo he mereçamos vijnr[sic]. E isto te rogamos por jhesu cristo. etcª.
De sancta barbara Antiphana. /

Quarta página (197)



Alegra te barbara bem aventurada que de muj alta doctrina e angelica resplandeces : alegra te virgem a deos graçiosa : que seguiste ao grande baptista em ha breuidade desta vida : alegra te porque ati visitou christo e corou tuas chagas todas. Alegra te alcançaste todo o que damandaste em teu martirio do alto filho de deus. Alegra te que ja es em o çeeo e louada por teu martirio : traze pois contigo a familia que aca te louua acabado o presente desterro.versiculo. Roga por nos. Que sejamos. etcª.
Oraçam.
EMcomendemos a ty senhor te rogamos o rogo da bem aventurada barbara virgem e martir tua e de todo aduersidade nos guarda : porque por seu roguo glorioso o muy sancto sacramento sagrado do corpo de nosso senhor jhesu cristo ante o dia de nossa morte por verdadeira pendença e pura confissam mereçamos reçeber. E jsto te rogamos por jhesu cristo nosso senhor.
De sancta margarida Antiphana.






Sem comentários: