06/06/06

Parque das Nações (introdução/metodologia)

Introdução

A EXPO98, exposição internacional [nota 1] com periodicidade quadrienal, foi um evento que ocorreu em Lisboa, em 1998, no âmbito das comemorações dos 500 anos dos descobrimentos. Este projecto foi estratégico para Portugal: a realização da exposição mundial e a regeneração urbana de uma parte da cidade, 340 ha, localizada na área oriental da capital e junta ao Rio Tejo. Atribui-se ao evento a reabilitação urbanística e ambiental do local, o renascimento de um espaço votado ao “abandono”, ocupado até então por indústrias obsoletas e com enormes potencialidades para atrair e fixar população jovem (e não só) na cidade.

A área urbanizada está integrada no estuário do Tejo, com cerca de 5 km de frente ribeirinha e a 1ª fase da urbanização aproveitou infra estruturas criadas para a EXPO98, e.g. arruamentos, estacionamentos, algumas construções e espaços verdes.

Este conceito urbano pretende estreitar a relação da cidade com o Rio, reconverter o uso, integrar a área na malha urbana existente e conseguir movimentar a centralidade da cidade.

A cidade ficou mais moderna e funcional, melhorou as acessibilidades, criou emprego nas actividades dos serviços e comércio; promoveu-se a internacionalização e respeitou-se o ambiente, conseguiu-se a imagem de uma “cidade modelo”.


Metodologia


Para a produção deste trabalho realizaram-se inquéritos, no sentido de observar a satisfação actual dos habitantes, e se correspondia ao que inicialmente se pedia a uma área de tão elevado nível.

Ao nível bibliográfico, fez-se consulta na actual sede do Parque Expo, retirando a informação que melhor caracterizava este espaço e também algumas perguntas a um dos funcionários.

Foi utilizada a Internet como fonte de pesquisa, nomeadamente o site do organismo atrás referido, por ter sido o mesmo organismo a aconselha-lo como um excelente recurso.


NOTAS:

[1] A 1ª realizou-se em Londres, em 1851.

Sem comentários: