08/05/09

O Mar Mediterrâneo

O Mar Mediterrâneo é um mar intercontinental localizado entre a Europa Meridional, o Norte de África e o Sudoeste da Ásia (Fernandes, 2004). A Ocidente liga-se com o Oceano Atlântico pelo estreito de Gibraltar, onde atinge 300 metros de profundidade, e a Este comunica com o Oceano Índico pelo Canal do Suez. De acordo com o grande Geógrafo Orlando Ribeiro (1963:3 [1945]), é um dos mares mais importantes do globo, estende-se ao longo de 2 505 000 Km2, e “ (…) aparece como um dos traços mais antigos e permanentes da fisionomia do globo (…) com a orientação Leste-Oeste”.

É um mar pouco profundo tendo em média 1500 metros, atinge as profundidades máximas na Bacia de Matapán, a Sudoeste da Península Balcânica, aos 5 121 metros. As suas águas são consideradas quentes, tendo temperaturas entre os 15ºC e os 20ºC. Tem um índice de salinidade próximo dos 4% devido à forte evaporação e ao escasso caudal dos rios que nele desaguam. É, em geral, um mar de costas recortadas como se verifica nos escritos de Ribeiro (1987) e Virgili (2004).







Os rios que desaguam no mar Mediterrâneo são sessenta e nove (69), entre eles, destacam-se pelo elevado caudal e excepcional beleza, os seguintes: Rio Nilo, Rio Tibre, Rio Ebro, Rio Pó e Rio Ródano.

Durante toda a história foi um mar de distinta importância, acentuada nos primórdios (Antiguidade Clássica) onde Gregos, Romanos e Fenícios (ou Cartagineses) o utilizaram para o transporte de mercadorias (comércio), não só pela rapidez de deslocação em relação às restantes formas de transporte, mas também devido aos acentuados recortes da costa e das inúmeras ilhas que facilitavam a criação de portos. As principais ilhas são: Sicília (Itália), Chipre, Córsega (França), Creta (Grécia), Baleares (Espanha), Maiorca (Espanha), Rodes (Grécia), Sardenha (Itália), Ibiza (Espanha), Malta, Elba (Itália).


BIBLIOGRAFIA

RIBEIRO, Orlando (1963 [1945]), Portugal o Mediterrâneo e o Atlântico, 2ª Edição, Editora Livraria Sá da Costa, Lisboa.

RIBEIRO, Orlando (1987), Mediterrâneo: Ambiente e Tradição, 2ª Edição, Editora Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.

VIRGILI, Carlos (2004), Mediterrania: mar de vida, el litoral espanyol = mediterraneo. ma de vida, el litoral español = mediterranean. sea of life, the spanish coast, 1ª Edição, Editora Lunwerg Editores, S.A., Barcelona.


Sem comentários: