29/12/13

Livro: Ética ambiental e cidadania ambiental nas pescarias: uma realidade ou utopia? Uma perspetiva transversal a marítimos, políticos, e sociedade civil. ISBN-13: 978-3-639-89799-9

Obra:
Ética ambiental e cidadania ambiental nas pescarias: uma realidade ou utopia? Uma perspetiva transversal a marítimos, políticos, e sociedade civil.


A relação humana face aos recursos marinhos foi a mais desaconselhada possível, sobretudo depois da Revolução Industrial, pautando-se por uma atitude extractivista, predatória e poluidora. Esta conduta, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, era aceite pela sociedade e camuflada pelo poder politico, pela cumplicidade com o poder económico (importava maximizar a produção e o lucro, ética antropocêntrica, utilitarista, consequencialista e humanista). Agora, numa altura em que cada vez mais se fala na ausência de valores éticos nas relações entre humanos, é de todo pertinente um trabalho monográfico que tenha como objeto os valores morais nas relações entre humanos e não humanos (recursos), o que concretizamos nesta obra para a questão da ética ambiental e da cidadania ambiental e participação nas pescarias, através da visão dos políticos, marítimos e sociedade civil. Conclui-se que vivemos sob a tradição e força da ética antropocêntrica, que existe retração à mudança, que a visão humana se mantem erradamente de dominação sobre os não humanos, e de humanização da natureza. Como solução sugere-se uma nova cultura do habitar o mundo, em harmonia com o cosmos.


Autor:
Marco Pais Neves dos Santos
Licenciado em Geografia e Planeamento Regional e em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Cidadania Ambiental e Participação pelo Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade Aberta. Técnico Superior no Instituto da Construção e do Imobiliário (InCI), Lisboa, Portugal.





Data de Publicação: 2013-10-11.
ISBN-13: 978-3-639-89799-9













Livro: Comunidade de Pescadores de Cascais: Contributos para uma pesca sustentável - ISBN-13: 978-3-639-89983-2

Obra:
Comunidade de Pescadores de Cascais: Contributos para uma pesca sustentável

Prefaciada pela Prof. Doutora Sónia Seixas, minha orientadora de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação, insigne bióloga, esta obra aborda a evolução da relação humana com os recursos marinhos,
numa perspetiva do global (mundial) ao local(CPC), cujo foco é a atividade pesqueira e algológica em Cascais. A perspetiva de análise é monográfica, com contribuições da história da Geografia, da Sociologia, da Antropologia, da Biologia, da Geomorfologia, da Geologia, da Oceanografia e Climatologia. O núcleo estrutural do trabalho é subordinado à sustentabilidade da atividade pesqueira, que, através de dois inquéritos aplicados à totalidade da comunidade de pescadores, avaliámos a compreensão e o conhecimento sobre práticas de sustentabilidade e sua aplicação no quotidiano, e ainda o grau de execução de um instrumento com vista à sustentabilidade das pescas, a certificação do Polvo de Cascais. Os resultados convergem para a necessidade de maior consciencialização na captura dos recursos marinhos, e para a necessidade da preservação dos métodos de pesca tradicionais e adoção de modos de vida sustentáveis, porque possuem potencial para dinamizar os vários setores económicos de Cascais

Autor:
Marco Pais Neves dos Santos
Licenciado em Geografia e Planeamento Regional e em História pela Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Cidadania Ambiental e Participação, e doutorando em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento, na Universidade Aberta. Técnico Superior no Instituto da Construção e do Imobiliário (InCI), Lisboa, Portugal.



Data de publicação: 2013-12-02.
ISBN-13: 978-3-639-89983-2

04/04/13

Modelo do InCI para a atividade de mediação imobiliária, com base na Lei n.º 15/2013, de 08 de fevereiro

Já estão disponíveis no Portal do instituto da construção e do imobiliário (iNci) o novos modelos necessários à atividade da mediação imobiliária.

MODELOS INCI - ATIVIDADE DE MEDIAÇÃO IMOBILIÁRIA

Lei n.º 15/2013, de 8 de fevereiro, que estabelece o regime jurídico a que fica sujeita a atividade de mediação imobiliária, conformando-o com a disciplina constante do Decreto-Lei n.º 92/2010, de 26 de julho, que transpôs para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2006/123/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de dezembro de 2006, relativa aos serviços no mercado interno.


Licença de Mediação

Registo de Mediação

Livre Prestação de Serviços Ocasionais e Esporádicos (LPS)

Para visualizar e transferir os documentos em PDF, necessita de instalar Adobe Acrobat Reader.